Situado no Algarve, na Serra de Monchique, o Vale da Carrasqueira está afastado da azáfama citadina. Podemos assim proporcionar-lhe momentos de puro prazer e descanso no coração da Natureza algarvia.
A Serra de Monchique estende-se por cerca de 380 kms², sendo uma das cinco serras da região algarvia. Entre elas, formam um "cinturão" geográfico que evita os ventos frios do Norte, gerando assim um clima subtropical, com Invernos amenos e verões suaves.
A Serra de Monchique é extremamente rica em vegetação, e é por muitos considerado o "pulmão do Algarve". Devido ao solo fértil, há eucaliptos, pinheiros e imensas árvores de fruto que nascem por todo o lado. Monchique tem várias fontes de água que brotam de nascentes naturais. Além disso, pode encontrar nas Caldas de Monchique termas medicinais conhecidas desde o tempo dos romanos.
O seu microclima também produziu variedades específicas da região que foram absorvidas pela cultura local, das quais se destaca o medronheiro. É a partir deste fruto, que nasce em pequenos arbustos, que se cria o medronho, uma aguardente típica que dificilmente pode encontrar noutro lado.
A Serra de Monchique é um óptimo ponto estratégico. A partir da Fóia, 902m, o ponto mais alto do Algarve, pode ver até um raio de 30kms a olho nu, como já no século XVI se fazia, para vigiar a costa.
A Norte da Serra de Monchique ficam as vastas planícies alentejanas, com alguns dos melhores vinhos nacionais. A Sul, poderá encontrar as famosas praias algarvias, com as suas metrópoles turísticas cheias de diversão e entretenimento. A Oeste fica o Algarve mais rústico, com o Parque Natural de São Vicente e as praias mais agrestes, ricas em iodo e fantásticas para a práctica de surf. Pode viajar até Sagres, o ponto mais sudoeste da Europa continental. Finalmente, a Este, tem o sotavento algarvio, com a cidade de Faro, capital da região algarvia, como principal atracção.